terça-feira, 16 de março de 2010

Treinamento: compromisso para o ano todo


Como todos sabem, sou atleta. Parei de correr faz algum tempo, mas uma vez apaixonado por algum esporte, a gente nunca passar a ser “ex-atleta”. Leva o esporte para toda a vida! Hoje, quero falar sobre determinação e compromisso! Como ir à academia toda manhã, mesmo quando bate aquela preguiça? Como caminhar 40 minutos depois de um dia inteiro de trabalho? Como colocar na nossa atribulada agenda, o compromisso de pedalar meia hora, dançar ou nadar para manter a forma? Vou falar da minha experiência pessoal.

Para desenvolver um programa de treinamento, visando um esforço competitivo sério, eu dividia o ano em três partes: pós temporada para a recuperação e manutenção da forma geral; pré temporada, onde se constrói o condicionamento físico e mental e da perícia técnica; e a temporada, quando o piloto está em plena forma, pronto para competir. Isso tudo se aplicava para os treinamentos físicos, pilotagem e nutrição.
Optei em fazer um resumo dos treinamentos que eu realizava quando piloto profissional e preferi não especificar os treinamentos para a leitura não ficar cansativa e específica.
Meu programa de treinamentos incluía treinos de força, resistência e flexibilidade, pilotagem e alimentação adequada, além da intensidade, quantidade, duração de cada exercício, passando pela variedade e regularidade dos exercícios,
Quanto a pilotagem, também se aplicava regras dentro de cada fase das temporadas: como pilotar, quantidade, intensidade...
A intensidade dos meus treinamentos era de extrema importância, pois era um fator determinante no progresso físico. Outro benefício que o treino traz é aprender a lidar com o desconforto físico. Durante períodos intensos de treinos eu sentia o mesmo desconforto físico de uma corrida. Nos últimos minutos de uma bateria, por já ter vivenciado o desconforto nos treinos, eu dobrava meus esforços por saber que era temporário.

Fazia isso, ao contrário de outros pilotos menos treinados que, frequentemente, sofrem uma espécie de curto-circuito mental devido o desconforto e ai desistem. Quando eu sentia dor durante uma corrida -- mesmo estando no auge da minha forma física -- e os outros ainda conseguiam ser mais rápidos do que eu, eu pensava: “Se está doendo em mim, os outros só podem estar sentindo isso, em dobro. Com toda certeza, em poucos minutos, eles vão cair de costas”.
As baterias eram disputadas em dois tempos de 40 minutos + duas voltas, além dos treinos oficiais do sábado, que duravam três horas, divididos em três tempos de uma hora cada.
Para minha atividade profissional, a maior prioridade eram os treinamentos de pilotagem. Porém, tudo dependia das circunstancias (condições do tempo). Os elementos que compunham um programa bem sucedido de treinamento são de importância relativamente equivalente ao tempo disponível. No meu caso, não tinha choro, sol ou chuva: seguia minha agenda diária, acontecesse o que acontecesse!
A hierarquia era a seguinte: pilotagem, resistência cardiovascular, treinos de força e flexibilidade.
Mas minha agenda, como segue abaixo, não era uma algema. Eu tinha em minha mente que uma preparação sensível e regular é a chave do sucesso. Ao longo do tempo, passei a me conhecer e saber as minhas necessidades de treinamento para ser bem sucedido.
Assim, fui cinco vezes campeão de motocrros. Hoje, mesmo não disputando as corridas que me levaram ao pódio, sei que preciso de exercícios físicos para manter o pique, para realizar minhas tarefas diárias, para ser mais feliz, enfim!
Como empresário, meu desafio é o mesmo que o seu: tempo para cada coisa. Mas, aprendi que é possível ter tempo para tudo. Se você leva a sério compromissos marcados com os outros, vai aprender também a ter compromissos com você mesmo. Se levantou sem pique hoje, não desista! Seja qual for o seu tipo de treino, cumpra-o! Assuma este compromisso de ser mais saudável. De ser mais feliz!






Agenda de Treinamento Fora de Temporada
Segunda-feira
• Período da manhã
Trabalho com pesos (musculação)
Terça-feira
• Período da manhã
Atividades esportivas. Exemplo: futebol, tênis ou corrida a pé, em intensidade moderada
• Período da tarde
Pilotagem: 2 baterias de 45 minutos cada
Quarta-feira
• Período da manhã
Trabalho com pesos (musculação)
• Período da tarde
Corrida longa a pé: 60 minutos
Quinta-feira
• Período da manhã
Atividades esportivas. Exemplo: Futebol ou tênis ou corrida a pé, em intensidade moderada
• Período da tarde
Pilotagem: 2 baterias de 45 minutos cada
Sexta-feira
• Período da manhã
Trabalho com pesos (musculação)
Sábado
Corrida longa a pé: 60 minutos
Domingo
Pilotagem em trilhas ou competição local



Agenda de Treinamento para a Pré Temporada

Segunda-feira
• Período da manhã
60 minutos de corrida a pé
2h de Montain Bike após a corrida à pé (Ciclismo)
Treinos direcionados. Exemplo: subir escadas; entre outros.
• Período da tarde
Trabalho com pesos (musculação)
Natação (1 hora de treinos direcionados)
Terça-feira
• Período da manhã
50 minutos de corrida a pé
Treino intervalado
• Período da tarde
Pilotagem: 3 baterias de 50 minutos cada
Natação (1 hora de treinos direcionados)
Quarta-feira
• Período da manhã
60 minutos de corrida a pé
Trabalho com pesos (musculação)
• Período da tarde
Pilotagem: 3 baterias de 50 minutos cada
Quinta-feira
• Período da manhã
Treino intervalado
• Período da tarde
Pilotagem: 3 baterias de 50 minutos cada
Natação (1 hora de treinos direcionados)
Sexta-feira
• Período da manhã
60 minutos de corrida a pé
2h de Montain Bike (Ciclismo)
• Período da tarde
Trabalho com pesos (musculação)
Natação (1 hora de treinos direcionados)
Sábado
Corrida longa a pé: 90 minutos
1h30 de Montain Bike, após corrida a pé (Ciclismo)
Domingo
Competição local da categoria


Agenda de Treinamento para a Temporada
Segunda-feira
• Período da manhã
60 minutos de corrida a pé ou ciclismo
• Período da tarde
Trabalho com pesos (musculação)
Terça-feira
• Período da manhã
60 minutos de corrida a pé
Trabalho com pesos (musculação)
• Período da tarde
Pilotagem: 1 bateria de 30 minutos mais 2 baterias de 50 minutos cada
Quarta-feira
• Período da manhã
60 minutos de corrida a pé
Trabalho com pesos (musculação)
• Período da tarde
Pilotagem: 1 bateria de 30 minutos mais 2 baterias de 50 minutos cada
Quinta-feira
• Período da manhã
60 minutos de corrida a pé
• Período da tarde
Pilotagem: 1 bateria de 30 minutos mais 2 baterias de 50 minutos cada
Sexta-feira
Viajar para competir
Treino aeróbico para circulação (corrida leve por 40 minutos)
Sábado
Corrida longa a pé ou ciclismo para circulação
Treinos oficiais da competição (pilotagem)
Domingo
Competição Nacional


Dicas e Curiosidades:
Evolução dos Treinamentos: Como tudo na vida tem uma evolução natural, hoje em dia os treinamentos são totalmente direcionados e muito balanceados para cada tipo de atividade esportiva que uma pessoa pratica. Na minha época, por exemplo, fazia alguns treinamentos interessantes que julgava ser bons: rachar lenha durante uma hora e treinar com uma britadeira por mais uma hora, acredite se quiser, era uma prática comum do piloto Nivanor Bernardes, o Touro do Paraná, um dos maiores ícones do motociclismo nacional. Ele fazia isso e muito mais. Para quem quiser saber uma pouco sobre Nivanor Bernardes, acesse http://www.motosclassicas70.com.br/nivanor_bernardi.htm

Treinos Intervalados: São treinos velozes de curta distância. As sessões eram de 10 a 70 segundos e duravam 45 minutos com descansos curtos e poderia ser feito de várias maneiras, tipo: corridas, bicicletas estacionárias, subidas, piscina (natação), escadarias ou eu fazia combinações tipo ciclismo e natação; entre outros. Hoje eu trocaria tudo isso por uma boa aula de Spinning.

Nutrição: Uma nutrição adequada é essencial a uma preparação adequada para as competições. Se eu tomava um grande cuidado com o combustível que usava em minha moto, precisava fazer isso comigo também, pois ‘funcionamos’ da mesma forma! Se colocava um combustível ruim dentro da minha moto, ela não teria uma performance adequada ou até mesmo poderia fundir o motor. Nosso corpo é similar: uma combinação perfeita de nutrientes (alimentação adequada) não garante vitórias, mas garante que no começo de cada treino ou corrida, você terá o combustível adequado para produção de energia e funcionamento do organismo.

IMPORTANTE: Uma agenda de treinamento deve ser elaborada e acompanhada por um profissional credenciado da área (professor(a) de Educação física). Antes de iniciar qualquer atividade física, procure um médico. Essa agenda foi desenvolvida especificamente para mim e não se aplica a outras pessoas.

Por Nuno Narezzi

4 comentários:

  1. Olá Nuno !
    Quero parabenizá-lo por tanta dedicação, ao longo desses 26 anos que te conheço.
    Gostaria de poder fazer pelo menos 50% do que você consegue...
    Um abraço Ricardo "Cerejinha"Jacobi.

    ResponderExcluir
  2. Caro Ricardo, como vai amigo?
    Para roer aquele osso "duro" que sempre foi o grande atleta e piloto "Cerejinha", eu era obrigado até rachar lenha, puchar pneu de carro amarrado na cintura e mais tudo isso que está neste artigo.
    Foi uma honra ter competido com você!
    Agradeço a Deus pela sua existência, sem a sua participação nas competições, não teria sentido treinar, treinar e treinar.
    Grande abraço amigo.

    ResponderExcluir
  3. Carlos Raymundo
    Ei Nuno,ficou show a elaboração e a forma como você postou sua agenda de treinamento.
    Só tenho a parabeniza-lo.
    Abraçoo

    ResponderExcluir
  4. Prezado Nuno, gostaria de saber sobre o Ricardo Cerejinha Jacobi e creio que ninguém melhor que você para me colocar a par da onde anda este grande corredor, que junto contigo fez história neste esporte.
    Angela.

    ResponderExcluir