sexta-feira, 19 de março de 2010

Qual árvore de Indaiatuba deveria ser preservada para sempre?


Ação da historiadora Eliana Belo pede indicações de árvores que poderiam ser tombadas como patrimônio histórico; Nuno Narezzi indica seringueira do Tom da Terra
 

A historiadora Eliana Belo Silva está realizando uma pesquisa em seu blog História de Indaiatuba(http://www.historiadeindaiatuba.blogspot.com/) visando a identificação de quais árvores da cidade deveriam ser tombadas. A pergunta que ela faz é: Qual árvore de Indaiatuba deveria ser preservada para sempre?
O empresário Nuno Narezzi aprovou a iniciativa e indicou a sua: uma seringueira que fica dentro do estacionamento do Espaço Cultural Tom da Terra. Um dos motivos é a paixão que ele tem pela árvore desde a infância, já que ela fica próxima à sua residência.
 “Fico olhando a seringueira da janela do meu quarto e lembro que eu passeava a cavalo, pelas ruas que a cercam; ainda não havia asfalto, era chão de terra e eu ainda era menino, mas desde aquela época, ela me chama a atenção. Coincidentemente, hoje, passado tantos anos, dos fundos da minha casa eu a vejo. Tem até maritaca que vive nela, com ninho e tudo. Quando eu li no blog da Eliana, imediatamente me lembrei da seringueira e a indiquei”, explica Nuno.
Nuno ressalta que esta é apenas uma indicação e lembra que muitas outras árvores fazem parte da história da cidade. “É necessário ressaltar que o tombamento de árvores se dá não apenas pela importância ecológica, histórica e paisagística, mas também pelo valor sentimental que a árvore pode ter. Por exemplo, a minha seringueira. Por isso, só posso parabenizar a iniciativa da Eliana e agradecê-la por esta oportunidade”, afirma.
Vale ressaltar que a historiadora está em contato com o vereador Dr. Helton Antonio Ribeiro, que já há algum tempo foca a questão, e estuda um projeto para apresentar uma lista de árvores para tombamento no Município.
E, você: que árvore gostaria que fosse tombada? Faça como Nuno Narezzi e indique a sua!
Fonte: www.quantanoticia.com.br 

Um comentário:

  1. Nuno,
    Obrigada por divulgar esse projeto em seu blog. Sem dúvida esse exemplar que tem no Tom da Terra é lindíssimo, digno, sim de entrar definitivamente para a lista. Quem gosta dela também, que há tempos me disse que é a árvore mas "significativa" de Indaiatuba é o Nino, (Wilian Salomão Júnior). Bj, fica com Deus, Eliana Belo

    ResponderExcluir