segunda-feira, 22 de março de 2010

Comemorações do Dia Mundial da Água


Participei nesta segunda (22/03), em Indaiatuba, das comemorações do Dia Mundial da Água, evento organizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae). Esse ano, a autarquia destacou o Ribeirão Piraí, responsável pelo abastecimento de mais de 80 mil indaiatubanos.


No mundo inteiro, a questão da água vem sendo discutida à exaustão, seja pelos governos, seja pela população em geral. O Brasil conta com o maior aqüífero do mundo, o Guarani, mas tem uma cultura de desperdício sem precedentes.
“Cada vez mais, precisamos chamar a atenção de nossas crianças e jovens para a questão do desperdício, do consumo consciente e dos cuidados que precisamos ter com nossos rios, lagos, mares e, com a água que sai das torneiras em nossas casas, para que a água doce e potável, essencial à vida humana, possa ser um direito das gerações futuras. O caminho, portanto, é educação ambiental, que precisa estar presente nos currículos escolares, desde a tenra idade”.
Comemoração
Às 9h, em conjunto com o Saae do município de Salto, Nuno participou do plantio de 400 espécies nativas da região, realizadas na área das captações que as duas autarquias mantêm junto ao manancial, na divisa dos municípios. As mudas foram doadas pelo Consórcio das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). As covas abertas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
 Também participaram do evento, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cabreúva, onde se localiza a nascente do Ribeirão Piraí, da Fundação SOS Mata Atlântica, e da Associação Japi, responsáveis por vários plantios e ações em prol da conservação e preservação da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Piraí, cuja área coincide com a Área de Preservação Ambiental (APA) Cabreúva. Atualmente, cerca de 10% (30,5 km2) do território indaiatubano faz parte dessa APA.
É o primeiro plantio em conjunto que os parceiros realizam e que, a partir de agora, pretendem tornar uma rotina. Os prefeitos de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, e de Salto, Geraldo Garcia, estiveram presentes. Alunos de escolas públicas de Indaiatuba e Salto também participaram do plantio.
 Durante o evento, o Saae de Indaiatuba iniciou a distribuição de um folheto que localiza o percurso do Rio Jundiaí, avalia a qualidade da água e a situação da ocupação do solo em toda a Bacia do Ribeirão Piraí. O impresso, com uma tiragem de 40 mil exemplares, é o terceiro desse tipo produzido pelo Saae, e está sendo distribuído em toda rede de ensino (pública e privada) de Indaiatuba. Os dois anteriores destacam o Córrego do Barnabé e o Rio Jundiaí.
 Cadastramento
O Saae também apresentou hoje, uma avaliação do trabalho que vem realizando de cadastramento de todas as nascentes do município (cerca de 700); trabalho para o qual adquiriu um moderno equipamento de GPS. De acordo com o superintendente do Saae, engenheiro Alexandre Carlos Peres, a meta é finalizar o cadastramento até o final do ano.
Tratamento
A Região Metropolitana de Campinas (RMC) chegará ao final do ano tratando 73% do esgoto produzido nas áreas urbanas, melhorando a qualidade das águas dos rios que abastecem os 19 municípios. Atualmente, o índice é de 60,5%, segundo levantamento realizado junto às prefeituras. “Mas, para que isso aconteça é preciso investimentos, conscientização e boa vontade de todos nós”, diz Nuno.
 Grupo Pão de Açúcar distribui material com dicas para ajudar o Planeta
No Dia Mundial da Água, o Grupo Pão de Açúcar, que tem um supermercado verde instalado em Indaiatuba, também distribuiu material com dicas para ajudar a preservar o Planeta.
O material informa que 2/3 do Planeta são formados por água, mas que apenas 0,008% são próprios para o consumo. E oferece dicas para serem conferidas, não só no Dia Mundial da Água, mas todos os dias! Confira algumas:
- Escove os dentes e faça a barba com a torneira fechada.
- Limpe a calçada com vassoura.
- Lave o carro com balde.
- Desligue o chuveiro na hora de ensaboar o corpo.
- Não regue as plantas nos horários quentes do dia.
- Acumule o maior número de roupas para lavar e evite o excesso de sabão em pó.
- Conserte os vazamentos de torneiras.- Não jogue óleo de cozinha na pia.
 “São dicas práticas, que despertam os cidadãos para assumir suas responsabilidades para com o Planeta e que podem ser encampadas por muitas empresas e empresários, lembrando que em se tratando da questão ambiental, todos nós – cidadãos, governos e empresas – temos nosso papel a cumprir".


Fotos:RaphaBathe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário