sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Rio 2016... Uma oportunidade única - Parte II

Continuando nossa conversa sobre a questão do Brasil sediar as Olimpíadas em 2016, fiquei pensando nas várias e muitas possibilidades de mudança do nosso País e do nosso povo. Falei no artigo anterior, sobre a transformação de Barcelona que viveu o “antes” e o “depois” de um evento com as proporções de uma Olimpíada. Mas é claro que não são apenas as cidades que mudam: as pessoas também!

Um povo que sedia as Olimpíadas precisa ser educado, correto? Precisa saber recepcionar outros povos, por exemplo. Precisa ainda ser culturalmente mais preparado, talvez aprendendo um outro idioma ou procurando saber um pouco mais sobre a cultura dos povos que vai receber em seu país.

No esporte, vai adquirir informações que não têm preço. Quer ver? Que país é fera no pentatlo? Quais os esportes que foram incluídos na lista de “esportes olímpicos” no último ano? E por aí afora...

A questão é ampla e irrestrita porque alguns destes esportes podem acabar virando assunto de rodinhas, temas nas escolas ou cair no gosto popular. E dessa maneira, um esporte do qual não se tinha muita informação, pode tocar mais profundamente um cidadão brasileiro, despertar alguém para o esporte (até então pouco falado!) e criar uma paixão.

Esta pessoa pode ser um professor, repassar isso para seus alunos, despertar outras pessoas, fazer nascer um profissional. É uma reação em cadeia! E os benefícios, com certeza, não estão apenas no número de medalhas no futuro.

Estão, sobretudo, nos índices positivos dos Ministérios da Saúde, da Educação, da Cultura... Porque uma pessoa não precisa se transformar em um atleta ao ver saltos perfeitos, piruetas no ar, superação nas piscinas... Mas talvez desperte para coisas como caminhar toda manhã, controlar os quilinhos que estão sobrando, afastar os estresse ou conhecer um pouco mais sobre um país por conta do sucesso de um atleta.

Sim, uma Olimpíada pode mudar vidas! Pode mudar uma Nação. Eu acredito nisso! E você?

Por Nuno Narezzi



Nenhum comentário:

Postar um comentário