domingo, 27 de setembro de 2009

"As Máquinas"

“As Máquinas”

       Nuno Narezzi



          Que coisa mágica é a integração entre o homem e a máquina. De um lado a moto, acelerando e aumentando sua velocidade tão rápido que pensamos que podemos ser jogados fora dela num piscar de olhos. Muitos podem não acreditar, mas a máquina (no caso a moto) é complexa, sendo necessário "se comunicar com ela" para obter uma performance vitoriosa, conhecendo, preparando estruturando a equipe para atingir o objetivo final - VITÓRIA.


          Do outro lado, pilotando a máquina, o homem. Outra "máquina maravilhosa criada por Deus". No momento da competição essas duas máquinas precisam estar totalmente integradas. Para obter um bom desempenho em um campeonato (que normalmente dura de Março à Novembro) o atleta precisa ter uma excelente alimentação, preparo físico intenso e outros bons hábitos fundamentais: sono tranqüilo, auto-confiança, cultivar a alegria e o bom humor: “Mente limpa e saudável é fundamental".


         Poderia escrever um livro explicando o quanto pode ser complexo e ao mesmo tempo tão simples a preparação de um piloto de motocross...mas vamos deixar para uma próxima oportunidade.


          No esporte aprendi a ter determinação, disciplina, superar limites, respeito, serenidade, espírito esportivo, ética, atitude e muito mais. O MotoCross é um esporte de alto risco e performance. Para vencer passava muitas horas do meu dia pilotando durante a semana, em treinos e corridas e para isso precisava manter um enorme equilíbrio mental, para me preservar e não colocar em risco a minha vida ou a de outros pilotos durante uma manobra arriscada e vencer uma prova.

          Por estes motivos deixo aqui, sempre que posso, mensagens de superação, motivação, equilíbrio emocional, dicas de saúde, treinamentos, curiosidades entre outros. Tudo isso com o intuito de colaborar com o desenvolvimento e crescimento saudável de todos os que visitam meu perfil e também por acreditar que o esporte me deu uma vida equilibrada, na qual construí um elo de amizades no Brasil e no exterior e que me deu uma grande oportunidade na busca por conhecimentos. Tenho plena convicção que a prática esportiva “seja por lazer, amadora ou profissional” é uma poderosa ferramenta de inclusão social.

Sonhe, acredite e vá! Vencer é divertido!

-- Por Nuno Narezzi --

Um comentário:

  1. Lindo Texto Nu...
    eu que vivenciei sua carreira, altos e baixos, confirmo a veracidade de tudo que vc escreveu.
    PARABÉNS

    ResponderExcluir